O Colégio Buritis Agostiniano possui suas Matrizes curriculares, diretrizes que definem a proposta pedagógica da instituição, guiando a construção e elaboração dos planejamentos pedagógicos como documentos que estabelecem as metas, teorias, habilidades, competências e conceitos que nortearão os trabalhos ao longo do ano.
A Educação Infantil propicia o desenvolvimento integral do indivíduo em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. É essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.
Nossas atividades são realizadas de acordo com a BNCC, pautadas nos objetivos de aprendizagem, nos campos de experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, em que trabalhamos, de forma lúdica, as motricidades fina e ampla, a percepção e a capacidade de foco e concentração, proporcionando a ampliação das interações sociais, das capacidades linguísticas e do senso moral, além de outras características importantes, como as habilidades socioemocionais.
No Colégio Buritis, do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais tem-se como compromisso a educação de qualidade, oportunizando vivências que sistematizam os processos de aprendizagem, dando continuidade a experiências da Educação Infantil. Nosso objetivo no decorrer dessa etapa da educação é favorecer que os estudantes ampliem os saberes que formam a base para a trajetória escolar, articulando o lúdico, a inovação e a formação estudantil focada no desenvolvimento de habilidades para estabelecer novas formas de relação com o mundo. A capacidade de ler, compreender, elaborar hipóteses e construir conclusões diante de uma situação problema ou de um fenômeno é estimulada nos Anos Iniciais por meio de uma proposta que visa a formação humana integral, proporcionando a evolução de habilidades cognitivas e socioemocionais.
O Ensino Fundamental Anos Finais se organiza de maneira a acolher o pré- adolescente e o adolescente e desafiá-lo a crescer academicamente aprendendo e superando desafios, tendo em vista os melhores resultados acadêmicos, criando as bases para um ser humano saudável emocionalmente e pronto para escolher sua profissão para atuar com dignidade e sucesso. Incentivamos os estudantes a participarem de Olimpíadas de Conhecimento, tanto externas como internas, de forma a motivá-los em suas conquistas acadêmicas. Investimos nas habilidades de leitura e de redação dos diversos gêneros, visando à formação de leitores e escritores de qualidade.
A formação humana e a aquisição de valores cristãos se fazem presentes em todas as nossas ações e são sistematizadas no componente curricular FHCV – Formação, Humana Cristã e Voluntariado.
Também valorizamos experiências sensoriais e ativas, estimulando a formação de conceitos, a criatividade e a investigação científica, oferecendo práticas semanais de laboratório e atividades desenvolvidas no Espaço Maker, por meio de práticas digitais e construções de projetos.
O Ensino Fundamental Anos Finais também contempla o Projeto Asa, que oferece ao estudante a oportunidade de descobrir como contribuir para ações sociais, se voluntariando em organizações humanitárias ou promovendo ações para angariar recursos materiais para pessoas em situação de carência. O projeto acontece no contraturno, com programação divulgada no início do ano letivo. Para saber sobre o Ensino Fundamental Anos Finais, agende um encontro com a supervisão pedagógica.
O mundo está em constante transformação e a educação também. O século XXI abriu as portas para novos desafios e, assim, nos deparamos com a Educação 4.0; onde a tecnologia se incorpora ao processo de ensino-aprendizagem, buscando consolidar e aprimorar a investigação científica e novos meios de pesquisa. Ao mesmo tempo, enfatiza e contempla o learning by doing – aprender através do fazer, da experimentação, da mão na massa. Com isso, o estudante se aperfeiçoa em seus conhecimentos, busca compreender e entender melhor o mundo ao seu redor, torna-se mais autônomo frente aos desafios do mundo e fortalece seu protagonismo nas tomadas de decisões.
O Colégio Buritis Agostiniano segue o caminho da inovação e enfatiza esse protagonismo e autonomia, priorizando o aprendizado através de metodologias que atendam ao estudante em sua capacidade cognitiva e, ao mesmo tempo, o acolhendo em sua complexidade.
O Ensino Médio é a etapa final do processo de construção da aprendizagem do estudante antes de ingressar na Universidade. Ao mesmo tempo que cada uma das séries que o compõem são distintas entre si, são ao mesmo tempo, elos de um só processo: se interligam como pré-requisitos.
Como base do processo de ensino-aprendizagem, o Colégio Buritis tem como paradigma a BNCC – Base Nacional Comum Curricular do EM – como referência para a construção do conhecimento de seus estudantes. Assim, o EM se pauta nas 10 principais Competências Gerais relacionadas ao desempenho das séries que completam: 1ª / 2ª / 3ª.
São elas:
1 – Conhecimento.
2 - Pensamento científico, crítico e criativo.
3 - Repertório cultural.
4 – Comunicação.
5 - Cultura digital.
6 - Trabalho e projeto de vida.
7 – Argumentação.
8 - Autoconhecimento e autocuidado.
9 - Empatia e cooperação.
10 - Responsabilidade e cidadania.