Portal de Serviços
Agendar Visita

Nossa história

O nome BURITIS AGOSTINIANO surgiu como uma homenagem do Colégio ao bairro Buritis à árvore BURITI, que deu origem ao nome do bairro e a Santo Agostinho de Hipona, nosso padroeiro. Inaugurado em agosto de 2022, o Colégio Buritis Agostiniano possui um espaço físico privilegiado e uma localização que faz jus à referência de MIRANTE BURITIS, um dos pontos mais altos do bairro e uma vista maravilhosa de onde podemos contemplar diariamente a natureza, desfrutando de um encantador nascer e pôr do sol.

Curiosamente a árvore BURITI tem gênero: há o buriti macho e o buriti fêmea, sendo que a Buriti fêmea produz frutos saborosos e o macho dá origem apenas a cachos que viram lindas flores. Assim também é o Colégio Buritis, uma escola que chega trazendo novos frutos e novas cores.

Toda essa beleza paisagística e estrutural propicia à comunidade escolar - famílias, estudantes e educadores - um espaço propício para a aprendizagem. O Buritis Agostiniano conta com professores e colaboradores altamente qualificados, além de uma infraestrutura planejada para atender estudantes e educadores em suas mais diversas demandas educacionais.

O Colégio Buritis conta também com uma equipe pedagógica experiente e totalmente capacitada para oferecer um ensino de alta qualidade e uma equipe de direção com mais de quarenta anos de vivência na área de educação, por isso, apesar ser um empreendimento novo, o Colégio Buritis já nasceu muito experiente.

O Buritis Agostiniano é a concretização de um sonho da professora e educadora Marly Palhares Alonso - sua fundadora - uma importante referência para o mercado educacional mineiro. A partir de um espaço totalmente pensado e planejado para atender os estudantes e as famílias do bairro Buritis e seu entorno, o Buritis Agostiniano propicia um ambiente acolhedor que contribui efetivamente para a transformação do indivíduo.

Pautado por resultados acadêmicos e formativos e pela vivência dos princípios e valores e dos pensamentos do grande filósofo e patrono do Colégio, Santo Agostinho, o Colégio Buritis traz em seu DNA um propósito educacional e formativo que ultrapassa os muros da escola, fazendo com que seus estudantes sejam destaque não somente na área acadêmica, mas também em sua vida pessoal, profissional e humanitária.

Assim, com uma base pedagógica muito bem fundamentada, os resultados acadêmicos, somados à formação integral, preparam crianças e jovens para o mundo, ensinando-os a enfrentar os obstáculos da vida com segurança, criatividade, conhecimento, respeito à individualidade e às diferenças e, principalmente, desenvolvendo as habilidades socioemocionais fundamentais para assegurar que eles possam atuar no mundo como agentes transformadores da sociedade.

Propósito do Colégio Buritis Agostiniano

Educar, ensinar e formar visando sempre à excelência nos resultados, com afetividade, ética e vivência dos valores cristãos.

Missão

Promover um ensino de excelência, pautado em valores humanos e cristãos, formando crianças e jovens para atuarem no mundo como agentes transformadores da sociedade.

Princípios e Valores

• • Excelência no ensino
  • • Busca contínua do conhecimento
  • • Promoção da educação em valores
  • • Humanos e cristãos
  • • Promoção ao diálogo
  • • Convivência fraterna, acolhedora e compassiva
  • • Meio ambiente
Fotografia do quadro de Santo Agostinho instalado na recepção do Colégio. Pintura produzida pelo artista Jairo Delano, fotógrafo do Colégio.

Linha Filosófica

O Colégio Buritis AGOSTINIANO tem como base de pensamento e fundamentação de suas ações - Aurelius Augustinus (Aurélio Agostinho) - mais conhecido como Santo Agostinho de Hipona, patrono da ordem religiosa agostiniana, bispo, escritor, teólogo e filósofo. Pautados pelos ensinamentos e pela linha filosófica desse Santo e Filósofo, buscamos no dia a dia da nossa instituição a verdade como caminho para a edificação da Fé e acreditamos que Deus é o “supremo bem” e o único meio para alcançarmos a humildade, a sabedoria, a compreensão e a paz necessárias para uma vida harmoniosa na sociedade atual.

Linha Pedagógica e formativa

O Colégio Buritis proporciona aos seus estudantes um ambiente educacional afetivo, cordial e fraterno, contribuindo para que as crianças e os jovens se desenvolvam continuamente nos âmbitos pedagógico e formativo, promovendo uma vivência em comunidade que seja acolhedora, respeite as diferenças, o próximo e o ambiente. Por meio de experiências cotidianas, estimulamos o espírito empreendedor dos estudantes, oportunizando-lhes autonomia, incentivando-os a questionarem, desenvolverem o senso crítico e buscarem a compreensão dos fatos, com um olhar mais compassivo.